Concentre-se em seu negócio
Deixe a burocracia com a gente, nos colocamos à sua disposição para ajudá-lo a ter sucesso no mundo globalizado e altamente competitivo.
Concentre-se em seu negócio
Deixe a burocracia com a gente, nos colocamos à sua disposição para ajudá-lo a ter sucesso no mundo globalizado e altamente competitivo.

Contabilidade como aliada dos empreendedores na reta final da declaração do Imposto de Renda 2025

23/05/2025
WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

À medida que nos aproximamos do prazo final da declaração do Imposto de Renda, diversos empreendedores brasileiros enfrentam uma corrida contra o tempo. Para boa parte deles, a entrega ainda é vista como um processo puramente burocrático - e um item a ser riscado da lista de obrigações anuais. Porém, essa percepção pode custar caro. O risco de cair na malha fina, ser multado ou enfrentar problemas fiscais é real, afinal os dados da Receita Federal confirmam: mais de 1,4 milhão de declarações foram retidas em 2024. Assim, como profissionais da contabilidade, a nossa função é mais do que apenas garantir a conformidade, uma vez que atuamos estrategicamente ao lado da empresa.

O que muitos micro, pequenos e médios empresários ainda não perceberam é que, ao declarar corretamente e de maneira eficiente, eles também estão cuidando da saúde financeira dos seus negócios. O modo como o pró-labore é informado, a distribuição de lucros é declarada e os rendimentos são registrados impacta diretamente a estrutura fiscal e jurídica da empresa. Este processo vai além do simples cumprimento das exigências legais, trata-se de atuar com base em uma visão de longo prazo. O nosso papel como contador deixa de ser mero transmissor de dados e torna-se curador de informações, analista de riscos e orientador estratégico.

A Receita Federal espera que, até o fim do prazo, que encerra em 30 de maio, 46,2 milhões de declarações sejam entregues. E, neste contexto, cada tomada de decisão importa, a fim de atender as expectativas do Fisco e evitar problemas futuros. A parceria entre contadores e empreendedores é fundamental para realizar uma eficiente gestão contábil dos negócios, como a definição correta do pró-labore e, também, uma acurada distribuição de lucros para isenção correta de imposto de renda, caminhos que pavimentam a entrega adequada da declaração de Imposto de Renda em 2025.

Desse modo, este é o momento no qual o contador passa a ser um instrumento de gestão ativa do negócio, visto que nosso trabalho também inclui reforçar a credibilidade do negócio, reduzir os riscos e oferecer maior previsibilidade. É uma tarefa que exige escuta, interpretação e, acima de tudo, planejamento. A declaração não deve ser vista como uma etapa final, mas uma oportunidade de revisar o caminho percorrido ao longo do ano anterior e projetar os próximos passos, levando em consideração as possibilidades futuras.

Em um contexto de fiscalizações automatizadas, cruzamento de dados em tempo real e uma demanda crescente por transparência, não há mais espaço para improvisos. A contabilidade  hoje é um diferencial competitivo de quem deseja empreender com segurança. E isso se mostra de forma ainda mais evidente quando o prazo do Imposto de Renda  está na contagem regressiva. A pressa de última hora, sem o apoio de um especialista, pode resultar em más decisões e problemas maiores com o Leão.

Assim, cabe a nós, profissionais da contabilidade, assumirmos nosso papel como tradutores de um sistema fiscal complexo, facilitadores da conformidade e parceiros de confiança dos pequenos negócios deste país. Ao encararmos o Imposto de Renda com esse olhar estratégico, conseguimos não apenas evitar erros, mas também agregar valor à jornada de quem empreende.

Empreender no Brasil já é desafiador. Portanto, fazer isso dentro das exigências fiscais, com planejamento e visão de longo prazo diferencia uma empresa sobrevivente de uma sustentável. Nesta reta final, mais do que cumprir com o prazo, o objetivo é entregar uma declaração de qualidade, que traduz com precisão a realidade financeira do negócio. É a partir deste momento que o nosso papel como profissionais de contabilidade se revela fundamental.

Por Charles Gularte, vice-presidente executivo de Serviços aos Clientes da Contabilizei.


Fonte: Contábeis

Últimas notícias